A prefeitura de Barcelona lançou uma convocatória de propostas para a transformação de La Rambla, o histórico passeio que conecta a Plaza de Cataluña com o antigo porto. 'Temos uma Rambla que é patrimônio da cidadania, e todos sentimos que a estamos perdendo', afirmou Gala Pin, conselheira para a Ciutat Vella, em conversa com o El Digital.
O meio local resgata que os concorrentes devem levar em conta "aspectos como a tradição histórica [e programática] da Rambla, o forte afluxo turístico, as relações com os bairros vizinhos, a conexão com as praças de Cataluña e de Colom, a atividade socioeconômica do bairro, as dinâmicas diurnas e noturnas, a mobilidade do transporte público e o patrimônio existente".
A Câmara Municipal enfatizou que a ideia é que os moradores da Rambla voltem a apropriar-se de seus espaços, considerando que dos 300.000 transeuntes diários do passeio, somente mil são residentes, segundo La Vanguardia. "O problema não é que há turistas, mas que há apenas os turistas", disse Janet Sanz, secretário de Ecologia, Urbanismo e Mobilidade, ao diario barcalonés.
As equipes participantes entregarão um anteprojeto de urbanização do espaço público e entorno da Rambla, complementado com três planos: gestão de espaços de grande fluxo; dinamização comunitária e ativação de usos temporários; gestão cultural e de equipamentos.
Espera-se que o projeto vencedor seja anunciado em meados deste ano e que as obras comecem em 2019.
Veja mais informações sobre essa convocatória no site oficial.
Via El Digital e La Vanguardia.